quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reunião do Conselho Discute A Quantidade de Agentes por Famílias Atendidas

Reunião Itinerante contou discute propostas para a Unidade Básica de Saúde.

Na tarde deste dia 28 de fevereiro, o Conselho de Saúde de Cacimbas realizou a sua primeira reunião itinerante, no salão da igreja do bairro Olho d'Água dos Cazuzinhos. A proposta, que resulta da preocupação dos conselheiros em integrar a comunidade no conselho de saúde, trouxe importantes frutos como encaminhamentos.
Após os informes, abriu-se para a pauta livre, como sugerio pelo Sr. Luiz, Vice-Presidente na última reunião. 

Iniciou-se com a fala de Maria Quitéria sobre situação da Rua João Jiquiri, que tem sérios problemas com esgoto, por conta de lixo acumulado. Embora ela já tenha solicitado na Prefeitura, solicitou que o conselho também se pronunciasse. Júnior Araújo, Presidente, ficou de entrar em contato com a Secretaria responsável para agilizar o procedimento.

Há dois meses uma região do Olho d'água dos Cazuzinhos ficou sem atendimento, com a mudança de uma Agente o que prejudica os usuários da saúde. Tal fato, levou o Conselheiro Cristiano a perguntar: "O que podemos fazer para solicitar um novo Agente?". A partir daí, uma série de interrogações surgiram: "Como isto é feito? Por que a comunidade fica descoberta? Consultaram a população? A população pode deixar de ter atendimento da saúde"

Áreas descobertas e Atendimento das Famílias
Surgiu na pauta um tema de vital importância para o Posto de Saúde, o aumento de famílias por Agente de Saúde, que dificulta um atendimento mais dedicado aos usuários e melhor acompanhamento dos atendidos. Mac Célia, Agente Comunitária, trouxe a forma como estava sendo realizada esta mudança: parte do atendimento do Bairro Primavera foi alterada para o Posto Cacimbas, entretanto sem o respectivo aumento de Agentes, o que terminou sobrecarregando estes servidores.
.
Como encaminhamento ficou a solicitação de imediato preenchimento da lacuna deixada pela Agente removida do bairro Olho D'agua dos Cazuzinhos e o levantamento  dos indicadores sobre o aumento dos usuários do Posto Cacimbas e a relação usuário/equipe família/agente no intuito de ofertar um melhor atendimento à Comunidade destes bairros e o avanço nas políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário